A cidade de Palmas, no coração do Brasil, enfrenta um luto profundo com a trágica morte do jovem estudante de medicina, Lucas Borba, de 26 anos. Lucas, no terceiro período do curso na Universidade Federal do Pará (Ufpa), perdeu a vida após uma batalha de dez dias contra uma infecção que resultou em insuficiência renal e hepática.
Internado em 13 de outubro, Lucas foi transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na última quinta-feira (19), sendo intubado e sofrendo uma parada cardíaca. Infelizmente, seus rins e fígado pararam de funcionar, levando-o a óbito no domingo (22). A causa exata da infecção ainda não foi identificada.
O médico infectologista Flávio Augusto de Pádua Milagres explicou que infecções sistêmicas podem afetar órgãos como fígado e rins, levando a complicações graves.
Lucas Borba, nascido em uma família amorosa, era conhecido por sua alegria e dedicação à medicina. Inicialmente em engenharia, ele seguiu seu verdadeiro chamado, iniciando a jornada para se tornar um médico dedicado.
A perda é ainda mais dolorosa, pois, dois meses antes de sua morte, Lucas compartilhou momentos felizes nas férias em Palmas. Sua empolgação para o novo semestre na Ufpa era evidente em suas redes sociais.
A notícia da partida de Lucas reverberou pela cidade, com homenagens e condolências compartilhadas por amigos, familiares e colegas. O diretório acadêmico do curso de medicina da Ufpa destacou sua incrível jornada e carreira promissora.
O velório de Lucas Borba acontece em Palmas, com o sepultamento em Nova Olinda, Tocantins, sua cidade natal, agendado para esta terça-feira.