O Dr. Fernando Bacal, cardiologista responsável pelo tratamento de Fausto Silva, o Faustão, atualizou o estado de saúde do apresentador de 73 anos em uma entrevista exclusiva ao portal Splash UOL nesta sexta-feira (22). Ele afirmou que a recuperação de Faustão após o transplante de coração está sendo "bem positiva".
Faustão foi readmitido no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira (18), oito dias após receber alta. O retorno ao hospital faz parte do protocolo pós-transplante, conforme informado pela instituição de saúde.
O cardiologista explicou que é comum a necessidade de visitas ao hospital após um transplante cardíaco para realizar exames de rotina que avaliam o funcionamento do coração e detectam possíveis sinais de rejeição.
Esses exames são habituais nos primeiros estágios da recuperação.
De acordo com o Dr. Fernando Bacal, cerca de 50% a 60% dos pacientes que passam por um transplante cardíaco eventualmente retornam ao hospital para procedimentos de ajuste e reavaliação de rejeição.
O Dr. Fernando Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante no Hospital Israelita Albert Einstein, onde Faustão está sendo tratado.
O apresentador Fausto Silva passou por um transplante de coração após sofrer com insuficiência cardíaca e recebeu alta no dia 10 de setembro. Seu médico destaca que a recuperação continua sendo monitorada de perto.