A Globo planeja realizar mudanças significativas na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo a partir de 2024. Uma análise minuciosa levou à decisão de substituir os apresentadores Maju Coutinho e Rodrigo Bocardi por outras personalidades.
Maju Coutinho, que até então dividia a apresentação do evento carioca com Alex Escobar, não fará mais parte da equipe. Em seu lugar, a apresentadora esportiva Karine Alves assumirá a posição. Karine possui afinidade com o samba carioca, o que a torna uma escolha natural para a nova função.
Apesar de sua ausência na apresentação, Maju continuará contribuindo com a cobertura do carnaval de alguma forma. Ela estará envolvida na produção de um documentário sobre o carnaval, que será exibido no programa "Fantástico".
A decisão faz parte da estratégia da Globo para revitalizar as transmissões dos desfiles e aumentar sua receita. Nos anos de 2022 e 2023, embora as audiências tenham sido satisfatórias, apenas um patrocinador havia firmado contrato para as transmissões do carnaval. A ideia é superar as dificuldades comerciais dos últimos anos e tornar as transmissões mais rentáveis. Quanto mais cotas de patrocínio forem vendidas, mais recursos a Globo poderá destinar às escolas de samba do Rio e de São Paulo.
Os desfiles do grupo especial de São Paulo estão agendados para os dias 9 e 10 de fevereiro de 2024, enquanto no Rio de Janeiro, as escolas do grupo especial desfilarão na Sapucaí nos dias 11 e 12 de fevereiro do mesmo ano.