Em "Terra e Paixão", a personagem Iraê (Suyane Moreira) encontrará um novo amor na trama das nove da Globo. Nos próximos capítulos, o núcleo indígena da história ganhará destaque à medida que a tribo Guató desempenha um papel crucial ao resgatar Vinícius (Paulo Rocha), que está à beira da morte no rio.
Na novela, após ser baleado por Antônio (Tony Ramos) ao ser surpreendido com Irene (Glória Pires) em um motel, o geólogo é dado como morto e lançado nas águas por Ramiro (Amaury Lorenzo), onde é encontrado pelos indígenas.
Sob a liderança de Jurecê (Daniel Munduruku), os membros da tribo se esforçam para curar e cuidar de Vinícius. Além disso, um terceiro filho do pajé, Kaluanã (ator não divulgado), entra na história para remover a bala alojada no corpo do geólogo.
Iraê demonstrará um cuidado especial com Vinícius ao perceber que ele perdeu a memória após o incidente do tiro, oferecendo-lhe apoio constante. Apesar de ter nutrido um amor por Caio (Cauã Reymond) desde a infância, a filha de Jurecê agora direcionará sua atenção para Vinícius.
Iraê encontrará o amor nos braços de Vinícius e gradualmente o convencerá a buscar uma vida diferente. O geólogo responderá aos sentimentos da indígena, e parece que o destino os unirá até o desfecho da trama.
À medida que a história avança, Vinícius se tornará um aliado crucial de Aline (Bárbara Reis) nos tribunais, garantindo um desfecho importante em "Terra e Paixão". O público aguarda ansiosamente para ver como esse novo romance se desenrolará e como ele afetará o destino dos personagens na trama.